Data: 06-02-2012
Criterio: B2ab(iii)
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Dyckia delicata é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado do Rio Grande do Sul. Esta espécie é conhecida somente da localidade tipo e parece ser endêmica de afloramentos basálticos. Ocupa uma AOO de 4 km² referente a duas pequenas montanhas, que distam cerca de 100 m uma da outra. É provável que a espécie cresça também em outros afloramentos próximos. D. delicata enfrenta o declínio contínuo da qualidade de hábitat devido à degradação no entorno. A localidade de ocorrência foi considerada uma única situação de ameaça. Assim, a espécie foi avaliada como "Criticamente em perigo" (CR).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Dyckia delicata Larocca & Sobral;
Família: Bromeliaceae
Espécie descrita em 2002 por Larocca e Sobral. É semelhante a Dyckia hebdingii, da qual se distingui pelas suas folhas glabras, com espinhos macios, inflorescências simples ou compostas, e sementes em fomato triangular (Larocca; Sobral, 2002; Giulietti et al., 2009).
A espécie possui endemismo desconhecido, ocorre na Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Rio Grande do Sul (Forzza et al., 2011). Esta espécie é conhecida somente da localidade tipo (Barros Cassal, Linha Pessegueiro), e parece ser endêmica dos afloramentos basálticos do Rio Grande do Sul. O local de coleta na Linha Pessegueiro consiste de duas pequenas montanhas, distando cerca de 100 m uma da outra. A espécie foi encontrada em afloramentos das duas montanhas. Os autores sugerem que é provável que a espécie cresça também em outros afloramentos próximos, embora não terem sido capazes de verificar isso (Larocca; Sobral, 2002).
Espécie rupícola. Foi coletada em paredes basálticas íngremes (60º - 90º), onde ocorre com Parodia haselbergii (Rumpler) F. H. Brandt (Cactaceae), Sinningia macrostachya (Lindley) Chautems (Gesneriaceae), e Tillandsia recurvata (L.) L. (Bromeliaceae) (Larocca; Sobral, 2002).Flores foram observadas em novembro, dezembro e janeiro e frutos em janeiro e fevereiro (Larocca; Sobral 2002).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) na Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: Larocca; Sobral (2002) citam a presença de exemplares vivos da espécie no jardim botânico de Porto Alegre e na Fundação Gaia em Pantano Grande - RS.
- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; LEITMAN, P. ET AL. Bromeliaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.186, 2009.
- FORZZA, R. C.; COSTA, A. SIQUEIRA FILHO, J. A. ET AL. Dyckia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB006046>. Acesso em: 01 de Fevereiro de 2011.
- LAROCCA, J.; SOBRAL, M. Dyckia delicata (Bromeliaceae), a New Species from Rio Grande do Sul, Brasil, Novon, v.12, p.234-236, 2002.
- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Dyckia delicata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dyckia delicata
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 06/02/2012 - 17:40:44